E a Vida Continua

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Artigo - O Fim do Mundo


O fim do mundo

 •  Postado por Humberto Werdine

Muito se tem escrito a respeito desses tempos que estão para chegar; uns dizem final do mundo, outros final dos tempos e muitos divulgam conclusões próprias que podem alarmar aos mais incautos, o que pode instalar o pânico em algumas mentes mais despreparadas dos conceitos e ensinamentos de nosso Mestre Maior Jesus.
O mundo não vai acabar em 2012, nem em 2019, nem em 2057 e nem em 2100. Estas datas aparecem sempre na Internet. E por que destas datas? 2012, porque o calendário Maia não tem mais continuidade após dezembro de 2012. A data de 2019, porque seriam 50 anos depois de que o homem pisou na Lua. A data de 2057, porque seriam 200 anos depois do lançamento de O Livro dos Espíritos por Kardec. E 2100 porque seria o início do novo século. São datas especulativas e sem fundamento doutrinário nenhum.
Afirmam também alguns espíritas que Chico Xavier teria dito que a data do fim do mundo seria em 2019. Não li todos os textos e entrevistas de Chico, mas li várias, e não vi em nenhum momento ele ser específico em datas de acontecimentos extremos. E se Chico em algum momento tivesse se referido a 2019, certamente e seguramente ele não teria se referido ao fim do mundo, pois Chico era intuído todo o tempo e um fiel seguidor de Kardec; nunca falaria algo que pudesse contradizê-lo.
A Gênese, de Kardec, no capítulo 18, item 27, nos diz claramente: A Terra, no dizer dos Espíritos, não terá de transformar-se por meio de um cataclismo que aniquile de súbito uma geração. A atual desaparecerá gradualmente e a nova lhe sucederá do mesmo modo, sem que haja mudança alguma na ordem natural das coisas.
É importante entender a frase acima, pois ela envolve muitos pontos importantes. Primeiro: não haverá cataclismos que aniquilarão uma geração. Poderá haver cataclismos menores, que aniquilem milhares de pessoas, e ao mesmo tempo despertem na população a solidariedade e o envolvimento do mundo com o sofrimento daqueles diretamente envolvidos na catástrofe. O resultado é uma atmosfera de compreensão, solidariedade, piedade e caridade, que envolve os corações humanos, elevando mesmo que momentaneamente o psiquismo de toda a humanidade. Segundo: a transformação do planeta é gradual e contínua, o que significa que as reencarnações aqui serão mais seletivas. Quem está, de encarnação após reencarnação, trabalhando para o mal, ou não se reformando, “repetindo de ano” continuamente, não mais voltará a reencarnar aqui. Serão substituídos por Espíritos mais dóceis, mais inclinados ao bem. É assim que Kardec nos mostra nos dizeres abaixo, também no item 20 do mesmo capítulo, sabiamente intitulado de “Os tempos são chegados”: A geração que desaparece levará consigo seus erros e prejuízos; a geração que surge, retemperada em fonte mais pura, imbuída de ideias mais sãs, imprimirá ao mundo ascensional movimento, no sentido do progresso moral que assinalará a nova fase da evolução humana.
Kardec nos esclarece a respeito dessa nova geração de Espíritos que habitará a Terra no item 27 do mesmo capítulo: Tudo, pois, se processará exteriormente, como sói acontecer, com a única, mas capital diferença de que uma parte dos Espíritos que encarnavam na Terra aí não mais tornarão a encarnar. Em cada criança que nascer, em vez de um Espírito atrasado e inclinado ao mal, que antes nela encarnaria, virá um Espírito mais adiantado e propenso ao bem.
E podemos ver hoje que isto já está ocorrendo. Quem não conhece algumas crianças diferentes de outras, muito mais dóceis, compreensivas e tolerantes? Estas são certamente parte desta geração nova que Kardec dizia. É importante ressaltar que não se pode rotular esta geração nova com denominações de crianças índigo ou crianças cristais, como se ouve aqui e acolá. A geração nova é inclinada ao bem e substitui aquela geração que “repetiu de ano” continuamente.
A transição da Terra para Planeta de Regeneração já se iniciou e está se intensificando. Vários livros importantes falam deste tema e o livro de Divaldo Franco, Transição Planetária, é um marco neste sentido. Muitos Espíritos iluminados estão reencarnando na Terra, outros estão próximos de reencarnar e há outros, não ainda de luz, mas já trabalhadores do bem, que também já reencarnaram e continuam chegando, ano após ano. As crianças da nova geração, aquelas inclinadas ao bem, estão assim chegando em ritmo acelerado. O mundo está melhor, e não pior.
Há mais luz e, portanto, mais claridade. Com mais luz se vê mais sujeira e pó escondido nos cantinhos. As catástrofes, as doenças, as guerras e as grandes corrupções sempre ocorreram. Quem não sabe da gripe espanhola que dizimou entre 20 a 40 milhões de pessoas em pleno início do século XX? E da peste negra que matou entre 25 e 75 milhões de pessoas na Europa, no século XIV? Certamente houve grupos de pessoas e de religiosos que diziam que o mundo estava acabando! Imagine se existisse Internet na época... Centenas ou milhares de catastrofistas de plantão certamente teriam apregoado o fim do mundo e diriam que os sinais dos tempos estavam visíveis! E a erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia em 1883, que provocou ondas tsunami de mais de 40 metros (a de Fukushima atingiu 14 metros), e matou mais de 37 mil pessoas numa região pouco povoada? Estudiosos modernos dizem que se uma erupção similar ocorresse ali mesmo, hoje, parte da população mundial sucumbiria! E seria sinal do fim do mundo?
É claro que ocorrerão catástrofes menores, mas que são parte da trajetória que o planeta Terra faz em torno do Sol e de outros astros celestes. São fenômenos físicos, utilizados como ferramenta da Espiritualidade Superior para que o mundo terreno melhore espiritualmente.
Muito mal se fala da Internet, mas ela traz muita luz. Corrupções são identificadas, acordos nefastos são tornados públicos, governos tiranos são expostos, ditadores e fascistas denunciados. A indignação por estas situações é espalhada. É mais luz que temos! E quanta coisa boa ela nos traz, quantas mensagens consoladoras. Encurta distâncias entre pessoas queridas afastadas por milhares de quilômetros!
Outros catastrofistas e alardeadores do fim do mundo falam de uma guerra nuclear que arrasará o planeta. Os governos dos países que possuem armas nucleares sabem que não podem utilizá-las. Seria aniquilação mútua. As armas modernas são compostas de Hidrogênio e, por serem tão destruidoras, são tecnologicamente complicadas de desenvolver, o que facilita a detecção de qualquer movimento a respeito. Também existem acordos internacionais e organismos sérios de desarmamento nuclear, como a CTBTO, Comissão Preparatória para a Organização do Tratado de Eliminação de Testes Nucleares, com sede em Viena e que faz parte da ONU. Veja o que Kardec nos diz a respeito no item 21 da mesma obra: Essa fase já se revela por sinais inequívocos, por tentativas de reformas úteis e que começam a encontrar eco. Assim é que vemos fundar-se uma imensidade de instituições protetoras, civilizadoras e emancipadoras, sob o influxo e por iniciativa de homens evidentemente predestinados à obra da regeneração. E isto Kardec falou em 1868!
Muitas pessoas dizem de Jesus pregou sobre o fim do mundo e utilizam passagens dos Evangelhos a respeito, principalmente os capítulos 24 e 25 de Mateus, o capítulo 13 de Marcos e o capítulo 21 de Lucas, todos eles chamados de Sermões Proféticos. Grandes equívocos de interpretação se dão pelas traduções realizadas, que obedecem aos interesses de quem as comissionou. Há vários livros a respeito e um dos mais interessantes se chama De quem é esta palavra? (Bart D.Ehrrman), que em inglês se intitula: Whose word is it? Esta obra mostra claramente a manipulação das traduções dos Evangelhos pelos poderosos da época.
Vejamos o versículo 3 de Mateus no capítulo 24, que é muito utlizado pelos pregadores do fim do mundo. Encontramos traduzidas de muitas formas: Senhor quando acontecerá o fim do mundo? (versões brasileiras); Quando acontecerá a consumação dos tempos? (versão brasileira da Bíblia de Jerusalém); Quando será o fim da história? (Bíblia Latina, em espanhol); Quando será o fim desta era? (New American Bible); Quando será o encerramento destas eras? (Bíblia Inglesa Revised Standard Version); e Quando será a consumação dos séculos? (Vulgata Latina, principal fonte de referência para traduções). Podemos então notar que a interpretação das traduções pode levar a conclusões catastrofistas... ou não!
Há interpretações para todo o gosto. Mas o que me fascina são os ensinamentos da Última Ceia e do Sermão da Montanha, onde Jesus dizia que enviaria um Consolador, um Advogado para estar com os apóstolos e seguidores para sempre, bem como das orientações de quem herdaria a Terra: os mansos e pacíficos, os puros de coração. A receita está aí: temos que trabalhar sempre na nossa reforma interior, combatendo nossas mazelas do passado, extirpando as chagas do egoísmo, da inveja, do orgulho, da mágoa, da ira, que são cânceres em nossa alma. Quando realmente iniciarmos este trabalho para esta extirpação é que começaremos a ter olhos de ver e ouvidos de ouvir. Não podemos deixar para amanhã, temos que começar agora. E quem já começou tem que acelerar este trabalho.
Não haverá fim do mundo. Não haverá choques de cometas, nem escuridão total. Há fim de ciclo, de era. Ciclo de maldade sendo substituído por ciclo de amor e tolerância. A transição para um Planeta de Regeneração já começou. Se vamos participar e voltar como membros da geração nova que Kardec nos disse... bem, isto vai depender de cada um. Façamos a nossa parte e agora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário