E a Vida Continua

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Reflexão do Dia






OS ESPÍRITOS RESPONDEM




Como ajudar uma pessoa querida que não tinha conhecimento da vida após a morte, e nem se preocupava com estas questões, vindo a desencarnar de forma súbita e violenta? Sinto a presença dele muito forte entre nós...

Os Espíritos sofredores reclamam preces e estas lhes são proveitosas, porque, verificando que há quem neles pense, menos abandonados se sentem, menos infelizes.
Entretanto, a prece tem sobre eles ação mais direta: reanima-os, incute-lhes o desejo de se elevarem pelo arrependimento e pela reparação e, possivelmente, desvia-lhes do mal o pensamento. E nesse sentido que lhes pode não só aliviar, como abreviar os sofrimentos. (O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.XXVII, Da prece pelos mortos e pelos Espíritos sofredores)
As preces pelos Espíritos que acabam de deixar a Terra não objetivam, unicamente, dar-lhes um testemunho de simpatia: também têm por efeito auxiliar lhes o desprendimento e, desse modo, abreviar-lhes a perturbação que sempre se segue à separação, tornando-lhes mais calmo o despertar. Ainda aí, porém, como em qualquer outra circunstância, a eficácia está na sinceridade do pensamento e não na quantidade das palavras que se profiram mais ou menos pomposamente e em que, amiúde, nenhuma parte toma o coração. As preces que deste se elevam ressoam em torno do Espírito, cujas idéias ainda estão confusas, como as vozes amigas que nos fazem despertar do sono. (O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XXVIII, Preces pelos que já não são da Terra, item 59)

Nenhum comentário:

Postar um comentário