E a Vida Continua

sexta-feira, 18 de novembro de 2011


" [...] Diz Emmanuel no livro A Caminho da Luz: 'Muitas escolas literárias se formaram nos últimos séculos, dentro da crítica histórica, para o estudo e elucidação desses documentos.
A palavra "apócrifo" generalizou-se como o espantalho de todo o mundo.
Histórias numerosas foram escritas.
Hipóteses incontáveis foram aventadas, mas os sábios materialistas, no estudo das idéias religiosas, não puderam sentir que a intuição está acima da razão e, ainda uma vez, falharam, em sua maioria, na exposição dos princípios e na apresentação das grandes figuras do Cristianismo.
A grandeza da doutrina não reside na circunstância de o Evangelho ser de Marcos ou de Mateus, de Lucas ou de João; está na beleza imortal que se irradia de suas lições divinas, atravessando as idades e atraindo os corações.
Não há vantagem nas longas discussões quanto à autenticidade de uma carta de Inácio de Antioquia ou de  Paulo de Tarso, quando o raciocínio não possui elementos para a prova concludente e necessária.
A opinião geral rodopiará, em torno do crítico mais eminente, segundo as convenções. Todavia, a autoridade literária não poderá apresentar a equação matemática do assunto.
É que, portas a dentro do coração, só a essência deve prevalecer para as almas e, em se tratando das conquistas sublimadas da fé, a intuição tem de marchar à frente da razão, preludiando generosos e definitivos conhecimentos.'

Resumindo:
O sentir é mais importante que o saber.
No empenho pela construção de um mundo melhor, rios de tinta em torno da excelência dos textos serão insignificantes diante e um coração capaz de sentir e vivenciar as excelências do amor preconizado e exemplificado por Jesus."

Richard Simonetti
(Do livro: Paz na Terra, 2ª ed., p.21-22)

Nenhum comentário:

Postar um comentário