E a Vida Continua

domingo, 30 de setembro de 2012

Receita - Bolo de Laranja Fofinho



Esse bolo de laranja é super fofo, molhadinho e delicado.
Na época que vendia doces, preparava esse bolo e vendia em pedaços.
É ótimo para quem tem alergia  intolerância a lactose, pois no lugar do leite utilizamos o suco.
Sucesso!

Bolo de Laranja FOFINHO do Culinarista Mauro Rebelo
Não vou postar a receita da massa aqui porque a receita que utilizei é a minha massa "coringa" do --Bolo de Frutas de Festa--. Quem acompanha meu trabalho já conhece. Só que no lugar do leite, coloquei suco de laranja e umas raspinhas da casca (1 colher sopa de raspas). Usei uma forma retangular de 39 cm x 26 cm. Sem segredos e mistérios. Ok? Para pegar a receita é só clicar no nome do bolo linkado acima.

Quando o bolo sair do forno, furar ele todo com um palito e distribuir por cima 2 copos e 1/2 de calda de suco de laranja.  Deixar absorver bem e aplicar por cima a cobertura durinha de açúcar e salpicar raspas de laranja para decorar.  Deixe esfriar completamente para cortar e servir. Segue logo abaixo a receita da calda e da cobertura.

Calda de Laranja

Ingredientes:
3 copos e 1/2 de suco de laranja.
1/2 copo de água
1 copo e 1/2 de açúcar refinado

Modo de Preparo:
Leve todos os ingredientes ao fogo. Quando levantar fervura, marque 10 minutos.
O ponto correto é quando você sente que já se transformou em calda (rala).  Você percebe que saiu do estado completamente líquido para uma calda rala.Culinarista Mauro Rebelo

Cobertura Durinha de Açúcar

Ingredientes:
500g de açúcar de confeiteiro (não é o impalpável)
8 colheres (sopa) de água fervente ou mais.

Modo de Preparo:
Em uma vasilha coloco o açúcar de confeiteiro, mas antes reservo 1 xícara do mesmo.
Adiciono 8 colheres sopa de água fervente e misturo. Se perceber que ainda está muito duro, acrescente mais 1 colher (sopa) e mexa. Faça isso até que você perceba que conseguirá aplicar.
Eu pedi para você reservar 1 xícara de açúcar como segurança. Se você achar que ultrapassou o ponto e ficou mole demais, essa xícara de açúcar vai te salvar (risos).  Essa quantidade da certinha para o bolo do tamanho que eu fiz.   Mas se você for marinheira(o) de primeira viagem, comece fazendo uma cobertura e meia. É melhor sobrar do que faltar.   Culinarista Mauro Rebelo

Na hora de aplicar, pegue porções da cobertura com a colher e distribua por cima do bolo. Automaticamente ela vai se acomodando por cima do bolo. Se você tentar arrastar a colher para ajudar a distribuir não vai dar certo. O bolo é tão fofinho que vai colar na colher e você não vai ter um bom resultado.
Obs.:  Se você fizer a cobertura muito rala, vai ficar transparente. Não vai ficar uma cobertura bonita.
Geralmente de primeira a gente faz rala demais (risos). Foi assim comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário