E a Vida Continua

domingo, 30 de setembro de 2012

Receita - Pão de Panela de Pressão

Pão na Panela de Pressão - Mauro Rebelo no Mais Você



Receita realizada pelo Culinarista Mauro Rebelo noprograma Mais Você da Rede Globo no "Dia do Pão" . No final do vídeo ainda tem o Exaltasamba comendo do pão (rs)

Vídeo do programa: 
 


Ingredientes: 
Para a massa 

1 ovo 
1 copo (250ml) de leite morno ou água 
25 g de fermento biológico fresco (10g de fermento biológico seco) 
1 colher (sopa) de açúcar 
Cerca de 500 g de farinha de trigo 
Sal a gosto 
1/2 xícara (chá) de óleo 
Margarina para untar a panela de pressão 
Fubá para enfarinhar a panela de pressão 

Para o recheio salgado (opcional) 

100 g de salame em fatias picado 
100 g de queijo provolone ralado 
150 g de queijo mussarela ralado 
1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas 
Orégano a gosto 

Para o recheio de chocolate (opcional) 

300g de chocolate ao leite ou meio amargo picado 

Modo de Preparo: 

Na vasilha da batedeira, dissolva o fermento com o açúcar, acrescente o leite morno, o ovo, o óleo, o sal e metade da farinha de trigo. 

Bata na batedeira por 5 min, em velocidade média ou até que a massa fique elástica (esse processo faz com que a massa fique elástica evitando sovar). 

Numa superfície enfarinhada, acrescente o restante da farinha de trigo na massa (ou quantidade que baste. A massa tem que ficar bem macia e levemente pegajosa). 

Abra a massa com o auxilio das mãos enfarinhadas. 

Acrescente como recheio 100 g de salame em fatias picado, 100 g de queijo provolone ralado, 150 g de queijo mussarela ralado, 1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas e orégano a gosto. 
Feche a massa como um envelope e molde com as mãos formando uma bola. 

Se você fizer com chocolate, abra a massa, distribua os pedaços de chocolate uniformemente em toda a massa e enrole como rocambole. Enrole novamente o rocambole para fazer uma bola assim como mostro na foto. 

Coloque no fundo da panela de pressão untada com bastante margarina e enfarinhada com fubá ou farinha de trigo. 

Feche a panela de pressão e deixe fora do fogo para que a massa cresça. 

tempo de crescimento vai girar em torno de 1h (vai depender da temperatura ambiente). 

Depois do crescimento, polvilhe queijo mussarela e queijo provolone ralados e orégano a gosto. 
Se estiver fazendo o pão com chocolate, não polvilhe nada antes de assar. Após assado e frio, polvilhe açúcar de confeiteiro. 

Feche novamente a panela de pressão e leve a panela ao fogo bem baixo por cerca de 30 min. Não é necessário esperar a panela chiar para contar o tempo (ligue o fogo e volte o botão ao mínimo, quase apagando a chama. Tome cuidado para que o fogo não apague com corrente de ar). 

Com o fogo bem baixo, a parte da massa que fica em contato com a panela não queima, mas leia a dica no final desta receita caso você sinta cheiro de queimado durante o tempo que o pão estiver assando. 

Para assar em forno comum é só deitar em uma forma alta e com espaço suficiente para o crescimento. 

Crescer em torno de 1 hora, pincelar gema, salpicar queijo parmesão ou gergelim. Assar de 20 a 30 minutos ou até que fique corado. 

Dicas: 

Chama ideal: para assar este pão, usei uma dica bem antiga que aprendi com minha mãe. Eu ligo a chama do fogão e volto com o botão como se estivesse desligando e deixo a chama bem baixinha. 
Mas é importante que você tome conta, pois pode apagar com a corrente de ar. 

Pão sem recheio: Você pode fazer o pão sem recheio apenas para comer no lanche passando um patê, pasta ou manteiga. Fica uma delícia! 
O pão feito com recheio conforme fiz no programa Mais Você, não fica tão alto, mas também fica muito gostoso. 

Economia: Essa receita economiza gás de cozinha, pois ligando o forno para assar o pão consome mais gás. 

Cheirinho de queimado: É comum durante o processo, você sentir um cheiro de queimado. Não se assuste. Talvez você não conseguiu diminuir a chama do fogão o suficiente, mas quando o pão ficar pronto, deixe esfriar para não se queimar, desenforme da panela e corte a casquinha que ficou em contato com o fundo da panela. O pão não fica com sabor de queimado. Existe um utensílio culinário que se chama difusor. Ele é muito bom para ser usado na hora de assar este pão. 

Panela de pressão tradicional: Caso sua panela de pressão tenha aba interna, será necessário cortar o pão em quatro ainda dentro da panela e retirar gomo por gomo na hora de desenformar. 

Pão assado no vapor: Note que o pão sai branco na superfície pois foi assado no vapor da panela, mas as laterais ficam com uma casquinha muito gostosa. 

Na panificadora: se você tiver panificadora, pode colocar a massa na opção AMASSAR. Quando terminar de amassar, não deixe crescer na panificadora. Coloque para crescer na panela de pressão conforme explico na receita. 

Assando em forno convencional: para assar em forno comum é só deitar em uma forma alta e com espaço suficiente para o crescimento. 



Pão cru antes de crescer. 




Pão já assado. 
Fotos e depoimentos de quem experimentou a receita: 

Eu fiz o pão na panela de pressão, que o Mauro postou aqui. 
Fiz com alho desidratado, orégano e cheiro verde, ficou muito macio, todos aqui adoraram, servi com patê de tomate seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário